Pesquisar
  • Nenhum produto no carrinho.
 

Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Especializações Clínicas

Fisioterapia Traumato-Ortopédica

A Traumato-Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos e articulações. Já a Fisioterapia Traumato-Ortopédica  atua na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, sejam eles crônicos ou agudos. Nesta área da ortopedia são utilizados recursos terapêuticos, como eletroterapia e crioterapia, recursos cinesioterápicos e terapia manual. A Fisioterapia Traumato-ortopédica visa tratar disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas consequências imediatas e tardias, como lesões por esforços repetitivos ou patologias ortopédicas. Trabalhando na reabilitação de pós-fraturas, entorses, luxações, traumas ou contusões musculares, amputações, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, entre outras, utilizando recursos que tem por objetivo o alívio de quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sangüínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural.

 

São utilizados na Traumato-ortopédica recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia na reabilitação dos pacientes. Dentre os recursos eletrotermofototerápicos utilizados temos: TENS (estimulação elétrica transcutânea), EENM (estimulação elétrica neuromuscular), laser, ondas curtas, infravermelho, ultra-som. Na terapia manual são utilizadas técnicas de mobilização e manipulação articular de Maitland, Mulligan, Kaltenborn, com o intuito de diminuir algias, rigidez e reposicionamento do segmento. Para completa reabilitação na Traumato-ortopédica são utilizados os exercícios cinésioterápicos com o intuito de auxiliar a melhora  da amplitude de movimento, aumentar força muscular, treinar propriocepção e por fim retorno às atividades.

 

O tratamento visa maximizar a funcionalidade do paciente reduzindo o quadro doloroso e as alterações encontradas no sistema motor e sensitivo. São diversas as patologias tratadas. Os resultados obtidos variam de acordo com as características de cada paciente. As patologias mais comuns são:

 

  •  LER/DORT
  • Pós- operatório de cirurgia ortopédica (próteses de quadril, joelho, ombro, artroscopias, dentre outras)
  • Hérnia de disco
  • Osteoartrose
  • Tendinite
  • Reabilitação pós fraturas
  • Contraturas e estiramentos musculares
  • Alterações posturais
  • Lesões ligamentares

 

error: Content is protected !!