05Mar
drenagem linfática pós cirúrgica

Quais os benefícios da drenagem linfática pós cirúrgica?

É comum que o corpo apresente uma maior retenção de líquidos, gerando inchaço, após uma cirurgia. Isso se dá pelo fato de que é um procedimento invasivo, causador de lesões no organismo, capaz de danificar nervos e vasos. Para ajudar na recuperação do paciente, a Slim Laser indica a drenagem linfática pós cirúrgica, principalmente no caso de cirurgias plásticas. Quer saber mais sobre o procedimento? Continue a leitura deste artigo.

Conheça a drenagem linfática pós cirúrgica

Como aquele tratamento atua?

A drenagem linfática pós cirúrgica ajuda a reduzir o tempo de cicatrização da lesão, além de tratar edemas e dores provenientes do processo. No caso de cirurgias plásticas, é indicada pelos próprios cirurgiões como tratamento complementar, até porque ajuda a otimizar os resultados.

O procedimento visa reduzir o inchaço do corpo, com a retirada rápida de líquidos que se acumulam pelo organismo. Além disso, melhora a circulação, aumentando a capacidade do corpo de absorver os hematomas. Outro ponto importante a ser citado é que a drenagem linfática pós cirúrgica ajuda a evitar fibrose e tratá-la, principalmente em casos de lipoaspiração e abdominoplastia.

O procedimento dói?

Não! A drenagem linfática pós cirúrgica é uma espécie de massagem que “empurra” o líquido corporal em direção aos gânglios linfáticos, onde ele será drenado. É feita de forma manual, mas sempre com movimentos suaves e sem muita pressão.

Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões da drenagem linfática pós cirúrgica vai variar de acordo com cada paciente. Afinal, cada corpo reage ao tratamento de uma forma diferente. Somente após uma avaliação profissional você irá saber quantas sessões serão necessárias para o seu caso.

Entretanto, em geral, 10 são indicadas em tratamentos pós cirúrgicos, podendo ser mais de acordo com a necessidade de cada um.

Quais são os benefícios?

O principal benefício da drenagem é a eliminação do acúmulo de líquido do organismo, diminuindo a sensação de inchaço, melhorando a circulação sanguínea e ativando o metabolismo. Mais uma vez ressaltamos: é um procedimento essencial no pós operatório de cirurgias plásticas. Outros benefícios são:

  • ativação do sistema imunológico;
  • diminuição de dores e desconfortos pós-operatórios;
  • alívio de hematomas e inchaços pós cirurgias plásticas;
  • prevenção e tratamento de fibroses e aderências cicatriciais.

Existe alguma contraindicação ou restrição de quem pode fazer?

O tratamento de drenagem linfática pós cirúrgica não é indicado para pacientes nos seguintes casos:

  • câncer, principalmente linfomas;
  • tuberculose;
  • infecções ou processos inflamatórios;
  • insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas;
  • trombose venosa;
  • problemas cardiovasculares;
  • hipertiroidismo.

Um ponto a ser ressaltado é que a drenagem linfática pós cirúrgica só pode ser iniciada com a liberação do médico responsável pela cirurgia.

Gostou do nosso artigo? Na Slim Laser você encontra drenagem linfática corporal, além de outros tratamentos de excelência para corpo e rosto. Entre em contato agora mesmo pelo nosso site ou agende seu horário pelo telefone (21) 2275-6202!

No Blog da Slim Laser você encontra outros conteúdos exclusivos sobre estética. Confira:

Posts RecentesCategoriasTags